Guapo é velado em cerimônia na sede do Corpo de Bombeiros de Santa Maria

Autor: Andreina Possan e Vitória Parise

Guapo é velado em cerimônia na sede do Corpo de Bombeiros de Santa Maria

Foto: Vinicius Becker (Diário)

O velório de Guapo, herói do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, ocorreu na tarde desta segunda-feira (28), na sede do quartel do Corpo de Bombeiros do município, onde o labrador atuou por quase uma década ao lado do tutor e parceiro sargento Alex Sandro Teixeira Brum. O cão foi submetido à eutanásia nesta segunda, após a descoberta de um tumor agressivo e com metástase, sem possibilidade de tratamento. O corpo de Guapo será cremado na Funerária Angelos Oeste, que ofereceu o serviço gratuitamente.


Segundo o sargento Alex Brum, o cão apresentou os primeiros sinais de debilitação em menos de um mês e, desde o último dia 16, parou de aceitar ração seca, depois a úmida, e também deixou de beber água. Diante do quadro irreversível, foi decidido que o procedimento seria a forma mais digna de encerrar a trajetória do animal que dedicou a vida ao resgate de vítimas em desastres. Ele tinha 11 anos e três meses de idade.


Trajetória de destaque e heroísmo

Guapo participou de missões como Brumadinho, Petrópolis, o incêndio na Secretaria de Segurança Pública do RS e as enchentes que atingiram o Estado em 2024. Em julho daquele ano, ele foi homenageado com uma Moção de Congratulação na Câmara de Vereadores de Santa Maria.


Guapo nasceu em 14 de abril de 2014 e, desde filhote, já demonstrava a qualidade mais importante para um cão de resgate: gostar de pessoas. Atuava no 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), sempre ao lado de seu tutor. Aposentado das operações, o labrador passou a atuar em projetos de cinoterapia no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), oferecendo conforto e apoio emocional a pacientes internados.


Confira imagens da despedida de Guapo



Eduardo Leite lamenta morte de Guapo, cão herói do Corpo de Bombeiros de Santa Maria Anterior

Eduardo Leite lamenta morte de Guapo, cão herói do Corpo de Bombeiros de Santa Maria

Idosa encontrada morta com suspeita de atropelamento é sepultada em Agudo; caso é investigado pela Polícia Civil Próximo

Idosa encontrada morta com suspeita de atropelamento é sepultada em Agudo; caso é investigado pela Polícia Civil

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI